quarta-feira, 22 de abril de 2015

HO'OPONOPONO

   
    Ho'oponopono significa “corrigir um erro” ou “tornar certo”, na língua original dos havaianos. Com esse texto, entenderemos porque o intelecto não dispõe dos recursos para resolver problemas. Ele só pode manejá-los, e manejar não resolve problemas.
    Ao fazer o Ho'oponopono, pedimos a Deus para limpar e purificar a origem desses problemas, que refletem  as nossas memórias e  recordações. Com isso, neutralizamos as energias negativas que associamos à determinada pessoa, lugar ou coisa. Nesse processo, Deus  libera as energias negativas  e as transforma na  Luz Divina, que vai preencher o  espaço que  ficou vago dentro de nós. 
     No Ho'oponopono, não há culpa, não é necessário reviver sofrimento, não importa saber o porquê do problema, de quem é a responsabilidade, nem sua origem.  No momento que  notamos, dentro de nós,  algum incômodo em relação a  pessoas, lugares, acontecimentos ou coisas, devemos iniciar o processo de limpeza.
    Peçamos a Deus: “ Limpe em mim o que está contribuindo para este problema.” Em seguida, usemos as frases desta sequência: “Sinto muito. Perdoe-me.  Amo-te. Sou grato.” Repitamos várias vezes.  Podemos destacar o que nos toca mais naquele momento. Deixemos nossa intuição nos guiar.
    Quando  dizemos “Sinto muito”, reconhecemos que algo, não importa o que,  penetrou no nosso sistema corpo/mente e  desejamos o perdão interior pelo o que nos trouxe aquilo. 
     Ao dizer: “Perdoe-me,” estamos pedindo a Deus para nos ajudar a nos perdoar. O termo “Amo-te” transmuta a energia bloqueada, religando-nos ao Divino. “Sou grato”,  expressão de gratidão,  relacionada a nossa fé  em que, para o bem de todos, a situação  será resolvida.
    A partir desse momento, o que acontece fica a cargo da  Divindade. Podemos   ser   inspirados a realizar  algum tipo de  ação. Lembremo-nos sempre de  que  aquilo que vemos de errado no próximo, também existe em nós.  Somos todos UM. Portanto, toda cura é autocura. 
   Na medida em que melhoramos, o mundo também melhora. Assumamos essa responsabilidade. Ninguém mais precisa fazer esse processo, só nós mesmos. Basta apenas saber que, quando quisermos ou desejarmos melhorar qualquer coisa na nossa vida, existe somente um lugar onde procurar, que é dentro de nós mesmos. E, quando olharmos, façamos com amor. Nós continuamos procurando fora de nós a causa dos nossos problemas. Não percebemos que está sempre dentro de nós.  
    Morrnah Simeona ensinava: “Nós estamos aqui  para trazermos paz para nossa própria vida, e se assim fazemos, tudo em nossa volta encontra seu próprio lugar, seu próprio ritmo e paz”. O Ho'oponopono nos ensina a não sermos intrusivos na vida do próximo, a não darmos conselhos. Quando experienciamos outras pessoas como problemas, devemos nos perguntar: “O que está acontecendo em mim que estou experienciando isso?”.
      Dr. Len faz questão de dizer que a mente nunca entende as coisas como elas são. O que ela recebe é uma réplica. A mente tem um modelo de como as coisas funcionam, mas isso não é o que realmente está acontecendo, porque, se ela soubesse o que estava acontecendo, não vivenciaria problemas. 
   “Decisões são tomadas para nós antes de decidirmos tê-las. Isso porque sempre existem milhões de memórias inconscientes nas nossas Mentes Subconscientes e são essas memórias que tomam as decisões por nós
   Como não estamos cientes dessas memórias, precisamos falar com Deus em nós, que está ciente delas e pode decidir. Então, de momento a momento, praticando o processo Ho'oponopono, estamos cancelando as memórias na nossa Mente Subconsciente. Ao dizer para o Divino: “Não sei por que estou vivenciando isso, mas se tenho um problema em comum com esta pessoa, eu gostaria de reparar isso.”
       “Ho'oponopono está relacionado à entrega e à confiança, porque resultados são trabalhos do intelecto, expectativas são  memórias se repetindo e nada na vida acontece acidentalmente. É a Divindade quem orquestra os eventos.  O nosso trabalho é estar em paz. Se insistirmos em determinar metas, precisamos estar sempre nos  limpando para   permitirmos que nossa vida siga o caminho que é para ser seguido.  Se formos inflexíveis,  perderemos as muitas oportunidades de Inspirações que provêm do Divino.”
    “É imperativo afirmar que a pessoa que pratica o  Ho'oponopono não está se curando, pois o Ho'oponopono é o processo de  permitir que a Divindade, que tudo criou e tudo  sabe, Manifeste-se em nós.  “O que estamos fazendo, com o limpar do Ho'oponopono, é colocar tudo de volta,  na sua ordem natural. Se estamos preparados para ser cem por cento responsáveis, e chegamos a cem por cento de paz com nós mesmos, tudo se alinha perfeitamente entre nós  e a Divindade.”  - cem por cento Responsável.
    Só precisamos olhar o que está acontecendo em nós, o que temos em comum com os outros. Devemos dizer: “Estou disposto a ser  cem por cento responsável, porque só dependo de mim para trazer a paz para a minha vida. Por isso,  assumo a responsabilidade.”
   “Se não estivermos fazendo a nossa limpeza o tempo todo, alguém infeliz está sujeito a aparecer na nossa existência, e pode nos aprisionar a seu sofrimento”. “Se alguém aparece com raiva em nossa experiência, nós assumimos cem por cento  a responsabilidade nos perguntando: 'O que há em mim, que eu preciso liberar, responsável por esta experiência?' 
   Então, procuramos descobrir qual problema  em nós está causando a situação, e o que podemos pedir para a Divindade transmutar. É sempre bom lembrar que, quando reagimos ao que alguém faz, ou o criticamos, é porque o mesmo existe dentro de nós. São as memórias, as energias, que compartilhamos com aquela pessoa. É uma ótima oportunidade para praticar...
   “A única maneira que  pode nos deixar em paz é fazendo o Ho'oponopono por nós mesmos. Devemos saber que, enquanto estivermos em paz conosco mesmos, todos, ao nosso redor, também estarão em paz. 
    Portanto, quando notamos qualquer coisa que possa ser identificado como  um problema,  devemos nos   perguntar: “O que há em mim que eu preciso mudar?” As pessoas só aparecem em nossas vidas, para nos mostrar se estamos dentro ou fora dos trilhos, e, na maior parte do tempo, não sabemos se estamos ou não trilhando, de forma correta, por isso precisamos limpar constantemente.”
 Tentar ajudar as pessoas falando a elas o que pensamos, não ajuda. Com o Ho'oponopono trazemos a paz para nós mesmos, assim todos em nossa volta podem ficar em paz. “Sinto Muito.  Perdoe-me.  Amo-te. Sou Grato”.
1. O universo físico é uma realização dos nossos pensamentos.
2. Se nossos pensamentos são cancerosos, eles criam uma realidade física cancerosa.
3. Se nossos pensamentos são perfeitos, eles criam uma realidade física transbordante de Amor.
4. Somos cem por cento responsáveis por criar nosso universo físico como ele é.

  SINTO MUITO. PERDOE-ME. AMO-TE E SOU GRATO.
                               Morrnah Nalamaku Simeona